terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Discurso de encerramento do ano letivo


Excelentíssimos senhores prefeito Sérgio Mendes e vice-prefeito Marcelo Afonso,
Excelentíssimo senhor presidente da câmara municipal vereador Douglas Wilkys,
Senhoras diretoras das escolas municipais,
Caros professores e professoras,
Demais presentes.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”, diz-nos Paulo Freire. Gostaria de começar minha fala desfazendo um mito: a educação não é a tábua de salvação para tudo e para todos. Os professores não são sacerdotes que se entregam de forma sacrificial ao outro. Se a educação não é tabua de salvação para tudo e para todos, sem ela, no entanto, não há saída para as mazelas sociais, econômicas e pessoais que enfrentamos. Da mesma forma, se o professor não é um sacerdote que se entrega de forma sacrificial ao outro, ele é um profissional que necessita ser valorizado assim como todos os outros profissionais que são respeitados neste país, mas, no entanto, sem perder de foco a nossa missão educacional, pois, esta sim, é sagrada.
Há dois meses assumi a secretaria municipal de Educação a convite do prefeito Sérgio Mendes. Sabedor dos desafios e oportunidades, aceitei o convite na expectativa de contribuir de uma maneira efetiva na melhoria da educação de nossa cidade.  Neste tempo, na intenção de se conhecer nossa realidade educacional, fiz reuniões semanais com a equipe pedagógica e com a equipe de trabalho da secretaria de educação; realizei conversas particulares com todos os diretores e vices; comecei um programa de visitação às escolas e creches; encontrei-me com coordenadores das creches; participei de reuniões no conselho municipal de defesa dos direitos da criança e do adolescente; participei de encontros no conselho municipal antidrogas.  Da mesma maneira, estabeleci contatos com diversas organizações e organismos presentes em nossa cidade, na tentativa de estabelecer um trabalho de cooperação e parceria para maior investimento na educação. Dentre tais instituições, cito algumas: fundação aperam, Rotary clube, APAE, instituições de ensino superior, dentre outras.
Se a nossa busca é pela melhoria constante da educação, nestes dois meses buscamos retomar o planejamento estratégico realizado tempos atrás. Buscamos estabelecer contatos visando à garantia da democratização do acesso à informática através do treinamento aos pedagogos dos anos iniciais e monitores de informática no programa micro-kids, bem como efetivamos a aquisição do micro-kids para os anos finais. Estabelecemos como meta a realização de encontros de formação de liderança de equipes. Da mesma maneira, garantimos, com o fechamento de uma etapa do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação, recursos para compra de material pedagógico, construção de escola, compra de material musical a ser utilizado nas escolas através do programa “Música na Escola”, compra de mobiliário para as escolas, dentre outros.
No nosso campo de atuação, desejo ressaltar em primeiro lugar um elemento conceitual. Em nossa concepção, consideramos Educação um bem público, e não mercadoria, sujeita às regras do mercado e do lucro. Em função disso, já iniciamos um programa de capacitação permanente, em que oferecemos cursos a pedagogos (ética das relações), diretores (prestação de contas) e secretários de escola (gêneros comunicacionais e redação oficial). Da mesma maneira, já iniciamos o planejamento de nosso programa de educação continuada para o ano de 2012.
O ano de 2012 será, para nós, um tempo de oportunidades. Um tempo em que, ao mesmo tempo, planejaremos e executaremos nossos planos. Se “Educação não é mercadoria e não está sujeita às regras do mercado e do lucro”, o nosso primeiro passo é lançarmos o Programa de Educação Continuada. O que é este programa? Em síntese, como o próprio nome diz, trata-se de um Programa articulado que visa à capacitação contínua, em serviço, dos nossos profissionais.  Assim, realizaremos capacitação constante que englobe os profissionais da secretaria de educação, cuja responsabilidade é pensar a educação municipal, com seus programas e políticas; os diretores, secretários, pedagogos e demais funcionários das escolas, que têm a função de gestão das escolas e; por fim, os professores, como aqueles que são responsáveis pela execução dos programas e das políticas educacionais em sala de aula.  Nesse contexto, discutir os pressupostos da formação do professor é discutir como assegurar um domínio adequado da ciência, da técnica e da arte da profissão docente, ou seja, é tratar da competência profissional. No seu processo de formação, o professor se prepara para dar conta do conjunto de atividades pressupostas ao seu campo profissional. Atualmente, concebe-se essa formação voltada para o desenvolvimento de uma ação educativa capaz de preparar seus alunos para a compreensão e transformação positiva e crítica da sociedade em que vive. Também queremos garantir que os encontros pedagógicos aconteçam no horário das aulas fazendo que, com isso, o professor tenha sua formação em serviço garantida e não necessite volta à escola em outro horário.
Além disso, o PECO inclui a família de nossos alunos, através da Escola de Pais, que também começará a ser efetivada no ano que vem.
O governo federal lançou, na época do presidente Lula, o Plano de Desenvolvimento da Educação, conjunto histórico de medidas que tratam de maneira sistêmica os desafios educacionais do País em todos os níveis. O Plano parte do princípio de que a educação constitui responsabilidade do Estado, mas também é um esforço social mais amplo que não se desenrola apenas na escola, mas tem lugar na família, na comunidade e em todos os espaços de interação, especialmente no trabalho. Nesse sentido, a educação impõe uma forte mobilização e conscientização social, tanto quanto sólidos mecanismos financeiros, viabilizando o projeto de desenvolvimento do nosso município.
Sendo assim, lançamos também um programa voltado para oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico do sistema municipal de educação de Timóteo. Trata-se do Programa de Saúde na Escola.  Inspirado na iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Educação pretende trabalhar em parceria com instituições de ensino superior da região do Vale do Aço e também em parceria com a secretaria municipal de saúde de Timóteo. Pretende realizar ações dirigidas aos alunos e à comunidade escolar, com a presença de estagiários da área de saúde nas escolas.  Em linhas gerais, as ações do programa dividem-se em quatro áreas, a saber: i) Avaliação das condições de saúde dos alunos; ii) Promoção da saúde e prevenção;  iii) Educação permanente dos professores, através de cursos de saúde voltados para profissionais da educação e treinamento das equipes de saúde. Jovens também são qualificados para disseminar as informações entre outros jovens, crianças e seus familiares; e iv) Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes, bem como detecção de sinais precoces de distúrbios e transtornos severos de saúde, tais como o autismo e outros Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD).
Por fim, o tripé de nossa concepção de educação municipal se completa com o Programa de Ação Integral, cuja finalidade é levantar os principais desafios que os alunos de nossas escolas enfrentam.  Com este programa, pretendemos trabalhar questões relativas ao bullyng, à gravidez na adolescência, a convivência na diversidade, à prevenção de DST-AIDS, à falta de orientação para o ensino técnico e para o mercado de trabalho, dentre tantos e tantos desafios que nossa juventude enfrenta.
Finalmente, como um dos 40 projetos do governo, iniciaremos a reforma das escolas, realizaremos a eleição direta para diretores e vices e aumentaremos a verba do PGF-E; realizaremos a conferência de abertura do ano letivo, realização de dois seminários municipais de educação no ano que vem, instalação efetiva do Conselho Municipal de Educação, além de outras ações que divulgaremos em momento oportuno. Para encerrar, cito Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

Cheios de coragem, um bom natal e um 2012 abençoado.


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