domingo, 8 de janeiro de 2012

Cultura, arte e liberdade: uma visão, um olhar, uma experiência."

"Alguma coisa acontece no meu coração..." quando cruzo a Paulista, a Ipiranga, a São João, a Avenida das Naçõe sou qualquer outra rua de São Paulo. Visitar o Museu da Língua Portuguesa é algo emocionante! Não há como não se emocionar com a riqueza da língua, com aquilo que é possível fazer com a nossa língua portuguesa. Ouvir Drummond narrar seu próprio poema, ouvir Chico declamar Pessoa, não tem preço! 

O museu fica instalado na sempre bela "Estação da Luz", na sempre bela pulsante cidade de São Paulo. Uma dica é ir ao museu bem cedo, uma vez que há muita coisa a ser vista. Após curtir a efervescente noite paulistana, vale à pena fazer um sacrifício e ir de metrô até à Estação da Luz e resistir à tentação para não desviar-se para o "mau caminho" da Pinacoteca, pois ele pede um dia único de visitas também.

No museu da Língua, a "última flor do Lácio" brilha, colocando-se em seu devido lugar: o lugar das misturas, do sincrético, do charmoso, do som gostoso do roçar da língua de Camões na minha língua.